Comunicado da Direcção: 4.ª Jornada da Liga BPI: SCU Torreense – Clube Futebol Benfica

O Clube Futebol Benfica, em face do reagendamento do jogo referente à quarta jornada da Liga BPI da Equipa Sénior Feminina, para quarta-feira, dia 4 de Novembro pelas 19 horas, com o SCU Torreense a realizar no Estádio Manuel Marques em Torres Vedras, vem informar que não irá comparecer no referido jogo.
Consideramos que este agendamento viola os mais elementares princípios e regras que regulam o sistema desportivo em Portugal. O jogo, ao ser adiado para as 19 horas de um dia de semana – agravado pelo facto de ser disputado fora de Lisboa – iria impedir o Clube Futebol Benfica de apresentar jogadoras suficientes para o disputar, devido aos seus compromissos profissionais e escolares.
A alteração da data para dia 4 de novembro, além de afetar a verdade desportiva, afeta o princípio da Igualdade entre jogadoras, impossibilitando-as de praticar futebol e, simultaneamente de exercer as suas atividades laborais e estudantis de uma forma sã e conveniente.
O Clube Futebol Benfica apresentou à Federação Portuguesa de Futebol datas alternativas, não tendo as mesmas sido aceites.
De referir que o SCU Torreense já tinha solicitado previamente o adiamento do jogo, para uma quarta-feira, não tendo o Clube Futebol Benfica aceite, pelas mesmas razões.
A Direção
Lisboa, 3 de Novembro de 2020

ESCLARECIMENTO SOBRE OS FACTOS:

Em nome da verdade desportiva, o Clube Futebol Benfica vem esclarecer, relativamente à posição de não comparecer ao jogo com o SCU Torreense, o seguinte:
Ao ser adiado para um dia de semana, com a agravante de ser disputado fora de Lisboa, o Clube Futebol Benfica estaria sempre impossibilitado de apresentar jogadoras suficientes para disputar o jogo, devido aos compromissos profissionais e escolares das suas atletas que, recorde-se, são amadoras.
Acresce que:
1. O Clube Futebol Benfica teve conhecimento do adiamento do Jogo dia 16 de outubro pelas 22:45;
2. No dia 21 de Outubro o Clube Futebol Benfica informou a Federação Portuguesa de Futebol, que não concordava com a data proposta para dia 4 de Novembro às 19:00, propondo novas datas;
3. Dia 27 de Outubro o Clube Futebol Benfica, apresentou um requerimento à FPF, no qual apresentou as razões da não concordância com a data proposta pela FPF, em defesa da verdade desportiva e pelas razões acima referidas, o CF Benfica voltou a apresentar datas alternativas; 4. A Federação Portuguesa de Futebol, nunca aceitou as datas propostas;
5. O Clube Futebol Benfica, remeteu à FPF, ao final do dia de ontem, a decisão de não comparecer ao jogo em causa, em defesa da verdade desportiva;
6. A Federação Portuguesa de Futebol propôs ao início da tarde do dia de hoje a realização do jogo às 21:15, após consultar o SCU Torreense.
Perante este facto o Clube Futebol Benfica reitera a sua decisão de não comparência no jogo com o SCU Torreense, referente à quarta jornada da liga BPI, considerando que a mesma viola os mais elementares princípios e regras que regulam o sistema desportivo em Portugal.
Mais, o Clube Futebol Benfica informa os seus associados de que não cederá na defesa dos direitos do clube, bem como dos princípios elementares de uma competição amadora, como é o caso da Liga BPI.
A Direção
04/11/2020